TROPYKAOS
TROPYKAOS
de Daniel Lisboa
de Daniel Lisboa
Daniel
Lisboa é um dos principais talentos da nova geração do cinema baiano, propondo
um cinema com uma pegada jovem que dialoga diretamente com a nova geração do
cinema brasileiro contemporâneo. Seus curtas combinam um trabalho de pesquisa
de linguagem com uma abordagem irreverente que marcou presença na cena jovem do
cinema brasileiro. Se o cinema no Nordeste no século XXI ficou marcado por
muitos casos de inventividade da nova geração, em Pernambuco, no Ceará, na Paraíba,
me parece que na Bahia essa adesão foi mais tardia, ou com menos impacto. A
afirmação recente do cinema baiano passa pela presença de uma geração anterior
(Edgard Navarro, Fernando Belens, José Araripe Jr., Pola Ribeiro, José Umberto
Dias, Jorge Alfredo, etc.), que ficou sem filmar por conta dos atropelos do
cinema brasileiro vítima das leis de incentivo e dos modelos de captação de
recursos.
Assim,
era grande a expectativa em torno do primeiro longa-metragem de Daniel Lisboa,
pela importância simbólica que seus trabalhos possuem no contexto de uma
renovação do cinema baiano e seu diálogo com as atuais tendências do cinema
brasileiro. Mas enquanto seus companheiros de geração faziam seu primeiro,
segundo longa, Daniel permanecia trabalhando em seu primeiro projeto. Por que?
Pelo
seu desejo em montar uma estrutura de produção razoavelmente sólida para fazer
seu filme. Ou seja, TROPYKAOS não é o "cinema de garagem", feito na
raça ou na brodagem, com poucos recursos. Claro que sabemos que os recursos são
sempre escassos no cinema brasileiro, mas a opção de Daniel Lisboa se
diferencia um pouco dos seus demais colegas de geração.
Assim,
TROPYKAOS não é "cinema marginal", mas um primeiro longa-metragem com
uma estrutura de produção sólida, que passou por diversos editais de
desenvolvimento, inclusive internacionais, e com patrocínio da Petrobras e do
Governo do Estado da Bahia.
De
outro lado, TROPYKAOS não se propõe a ser um filme industrial de direto diálogo
com o público, mas uma obra que espelha uma projeção de seu autor de refletir
sobre os dilemas da juventude numa Salvador de hoje.
Entre
a garagem e a indústria, TROPYKAOS propõe um cinema narrativo de certa
comunicação com o público jovem, um personagem frontal e situações claras, mas
ao mesmo tempo um filme que foge dos padrões do atual modelo do comércio
cinematográfico.
Como
entender essa posição? Como um paradoxo?
Não
vejo dessa forma, mas simplesmente que TROPYKAOS tem um modelo de produção compatível
com seu desejo de expressão, e especialmente compatível com o olhar de seu
personagem - que em muitas medidas não temos como não deixar de associá-lo como
uma espécie de alter ego do seu diretor.
Guima
(Gabriel Pardal) é um jovem artista que tenta finalizar seu primeiro livro, mas
não consegue equlíbrio para trabalhar. Seus demônios o atormentam. Ele precisa
de um ar-condicionado, mas aos poucos vamos vendo que a situação não é meramente
física: ele precisa de um "ar-condicionado craniano", é algo dentro
de seu cérebro. Talvez sejam as drogas pesadas (o crack), talvez seja sua falta
de rotina. O fato é que ele é inquieto demais, e, perturbado, não consegue mais
criar. A falta de dinheiro o persegue, mas não é apenas isso. É um conjunto de
coisas, mas as situações mundanas o impedem de criar. Guima é um grande talento
de sua geração mas não consegue finalizar seu livro. Ele precisa prestar contas
para a SECULT, mas não consegue finalizar nada, e, afinal, precisa ceder, para
ganhar um pouco mais de tempo.
Fico
pensando que a produção do próprio TROPYKAOS teve muitos atropelos, a ponto de
a produção chegar a ser interrompida por falta de grana e ter que retomar mais de
um ano depois. As filmagens foram caóticas, muitas cenas caíram na montagem, o
filme ganhou outra cara após seu longo e sinuoso processo, que demorou cerca de
seis anos.
Daniel
é esse cara.
* * *
A
principal referência de TROPYKAOS é sem dúvida o SUPEROUTRO, de Edgard Navarro.
Os dois filmes falam de um personagem-poeta que vagueia pelas ruas de Salvador
em busca de algum sentido para a sua vida, e acaba esbarrando com situações e
pessoas inusitadas. O SUPEROUTRO de Navarro é esse marginal solitário mas cuja
solidão não é solução de nada, apenas uma tentativa louca de se viver em
liberdade, numa sociedade que tenta capturar nossa possibilidade de ser. SUPEROUTRO
é também um filme de boa produção, com muitas locações e personagens e situações,
e propõe um certo diálogo com um público jovem. Não é lacônico e dispersivo
como o protótipo dos filmes do chamado "cinema marginal".
Fico
pensando que TROPYKAOS é o SUPEROUTRO do século XXI. É bem verdade que o filme
antológico de Edgard Navarro é muito mais radical pela forma como lida com a
marginalidade de seu personagem, que vive nas ruas e passa por situações muito
mais inusitadas.
Guima
é filho de SUPEROUTRO, que o conheceu não nas ruas mas pelo cinema. Porque no
fundo o próprio filme reconhece as muitas limitações de seu personagem. Guima
no fundo é um pequeno playboy que não deu certo. Não é um bon vivant: tem um "nervosismo"
amargo, tenta superar uma espécie de doença, uma quase esquizofrenia. Parece
louco, não consegue se adaptar, faz atitudes condenáveis. Mas é loiro, bem
formado, possui pais com uma boa situação econômica (embora pão-duros e
decadentes).
Ou
seja, Daniel sabe que não é o SUPEROUTRO e nem deseja que seu filme evoque a
liberdade anárquica dos filmes do cinema marginal. Seu filme simplesmente fala
de um personagem que busca seu lugar no mundo, que busca se equilibrar,
assumindo todas as suas precariedades e contradições.
Essa
me parece ser a grande beleza de TROPYKAOS: seu desejo de retomar (dialogar,
prosseguir) uma tradição de juventude e de marginalidade de um certo cinema
baiano (METEORANGO KID, CAVEIRA MY FRIEND, SUPEROUTRO) mas sua plena conciência
de que essa adesão não pode ser plena. Assim, consegue um retrato absolutamente
humano das contradições da juventude de sua época. A incapacidade e a
necessidade de criar, a solidão e o desejo de estar junto de alguém, os
altos-e-baixos de seu personagem dialogam diretamente com uma narrativa que
quer fugir dos padrões mas ao mesmo tempo ser clara o suficiente para propor
uma comunicação direta com um certo público jovem.
A
forma frontal como Daniel expõe as contradições de seu personagem torna
TROPYKAOS um dos mais honestos relatos dos dilemas do artista jovem no país,
espelhando essa fissura entre encontrar um lugar próprio no mundo e não
conseguir negar sua origem pequeno-burguesa.
Daniel
é esse cara. Ainda que Guima não encontre solução ao final do filme, ele atinge
um estágio de plenitude. Ele queima, literalmente. Ele morre, mas seu fracasso
- que não é exemplo para ninguém - de alguma forma é uma libertação, pois seu
próprio corpo se tornou a sua obra. Das palavras ao vento ele se tornou carne
viva: ele entrega então seu corpo aos urubus que sobrevoam seu fracasso. Seu
desequilíbrio interno tornou-se motor de combustão. Sua autocombustão não muda
nada - aparentemente. Mas ali, naquele momento, me parece que Guima atinge a
plenitude por conseguir escapar do mundo das contingências e da necessidade e
conseguir transformar a si mesmo nessa espécie de obra póstuma. A grande obra
de Daniel é sua extirpação pública, o seu próprio fim.
Algo
que poderia nos remeter até mesmo ao final de O SIGNO DO CAOS, de Rogério
Sganzerla. Mas Rogério estava morrendo, e, grande gênio, foi impedido
brutalmente de prosseguir criando por dezenas de anos. No caso de Daniel,
digamos que é um final muito exagerado para uma obra que está apenas começando
- espera-se.
* * *
Em
SUPEROUTRO o personagem acaba numa espécie de morte, mas voando, voando,
voando. Ele não fracassa, mas ingressa em outro mundo (o do cinema, talvez).
Preocupado demais com a exposição de seu fracasso, o que talvez falte a TROPYKAOS seja o desejo de (ainda assim) voar.
Preocupado demais com a exposição de seu fracasso, o que talvez falte a TROPYKAOS seja o desejo de (ainda assim) voar.
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