6 - mesmo nos interiores, a câmera de Otheguy é em geral respsitosa, distante, evocando um profundo sentimento de solidão. A plasticidade da imagem permanece.
7 - a biblioteca, mostrada com enorme rigor, com um enquadramento frontal.
8 - contraste entre interior e exterior: rigor e solidão.
9 - o olhar voyeurístico de La León, desta vez num mesmo plano: uma espécie de um plano-síntese sobre a natureza dos Homens e das coisas.
Comentários
só agora vi a sua resposta ao meu comentário lá em baixo sobre o alonso.
eu acho que esquemático é diferente de metódico. e metódico é diferente de rigoroso. nesse sentido os seus filmes são bem diferentes do alonso. a mim o que interessa é o quanto de vida que transborda nos filmes. pelo menos é isso que quero dizer quando falo que alonso não sabe o que quer dizer. ninguém precisa saber exatamente o que quer dizer (isso seria até meio ridículo). mas é como se precisássemos abrir uma janela para que a vida, que não controlamos, entre e transforme o ambiente. é o que você faz no desertum. é claro que o que digo é muito mais uma declaração de princípios que uma análise.
tá meio confuso esse meu comentário.
uma última coisa: se tem uma coisa que estou cada vez mais de saco cheio é dessa fotografia plástica linda e perfeitamente ostensiva de si mesma. visualmente distante do discurso.
por isso é sempre importante ver e rever o straubs, ou john ford, ou ainda minelli. ou ainda cao guimarães.
acho que é isso.
abs.
é muito difícil usar essas palavras. é muito fácil cairmos em discussões intermináveis. mas ainda assim é importante buscar conhecer bem essas oalavras que tanto usamos. gostei de ler a definição do dicionário para esquema.
mas eu tenho a sensação de que o alonso e o reygadas têm semelhanças, mas na verdade eles são bem diferentes. o que eu tô tentando dizer com relação ao alonso é uma que é uma coisa que eu percebo e que é muito sutil. posso estar enganado, mas teho a sensação que no fundo ele é meio picareta (deve ter muia gente que acha isso do reygadas). isso pode mudar é claro. quero ver esse liverpool pra ver o que acho.
de qualquer maneira entendo a importância do cinema dele na américa latina.