A Dália Negra
A Dália Negra
De Brian de Palma
Espaço Dragão do Mar 2, qua 11 16:30
***
Foi bacana ver esse filme do de Palma em Fortaleza, numa sessão durante a semana à tarde. E olha que eu nem gosto do de Palma e não tinha muita empolgação para ver esse filme, mas a experiência de tê-lo visto foi muito chapante. O filme é sensacional. Aliás, já começa a ser estranhíssimo pela produção, já que é um filme totalmente americano mas totalmente produzido na Bulgária (??) (globalização é isso aí).
A Dália Negra é uma espécie de filme pós-moderno, completamente antenado com a ponta de um cinema contemporâneo, não no sentido do cinema que vemos nos festivais, mas é um filme sobre a contemporaneidade em si.
O que me fascinou
Mas de Palma consegue tudo isso sem que o filme seja apenas esse jogo virtual de formas e símbolos como é nos outros filmes. Aqui é tudo orgânico, os personagens têm vida, estão em busca de uma identidade que eles não sabem o que é. Há um lado perverso e ingênuo em cada personagem, eles têm uma certa tendência para o mal que eles tentam controlar. Há uma certa hipocrisia latente naquela cidadezinha que parece que vai explodir mas nunca explode, fica represada nas entranhas dessa sociedade, a repressão, esse tipo de coisa. E, é claro, o cinema faz parte de tudo isso, o prazer, a perversão, a sedução, o crime, o poder, etc. O cinema está no filme, é um filme sobre o próprio cinema, o cara ricão fez dinheiro em cinema do cinema e da exploração dos miseráveis, etc, etc.
É incrível a luta de boxe no começo do filme, como duas pessoas “civilizadas” vão extravasar seus instintos naquela luta, e como o mocinho do filme perde a luta de propósito e como de Palma mostra isso. Isso já fala tudo sobre o filme e sobre o cinema do de Palma.
Adorei o ator que faz o mocinho. Ele nem é um grande ator mas é muito expressivo no filme. Os atores estão ótimos.
O final é muito lindo. Lindo mesmo. O filme é uma mistura de um melodrama de Douglas Sirk e um filme de gângster de... vejamos... de Raoul Walsh, sei lá.
É isso o que consigo dizer na correria.
Comentários