Píramo e Tisbe

(curta de André Scucato e Cristina Pinheiro, CCBB dom 19 fev 19hs)

**½

 

Uma obra desconcertante do “Cinema de Poesia” que reflete sobre a adaptação de uma peça teatral para a linguagem cinematográfica. Se a “peça dentro da peça” (Píramo e Tisbe dentro de Sorrisos de uma Noite de Verão) incita a galhofa e a paródia, Scucato e Cristina buscaram o antípoda do espírito da peça: uma estética austera, rigorosa, praticamente straubiana. Na mise-en-scene, reforçam a teatralidade da representação: a valorização do tableaux, o fundo infinito, a frontalidade do enquadramento. No entanto, fazem uma representação como se fosse um próprio registro do ato de representação da peça: filmam como um documentário. Mas nesse suposto documentário, não há a “vocação da descoberta”, próprio do gênero, há a estética, sempre rigorosa, austera, que provoca um distanciamento brechtiano no espectador. Com isso, produzem uma reflexão crítica sobre o suposto tom cômico da peça. A materialidade com que a câmera e o corte envolvem essa mise-en-scene dura e sem brilho reforça o tom trágico da peça, como se esta fosse levada a sério, excluindo completamente seu enfoque cômico. Talvez a parte mais notável dessa opção radical seja o encontro dos dois amantes pelas frestas do muro. Na peça, vê-se sempre os dois amantes num plano conjunto, com o muro ao meio, como se o ponto de vista fosse lateral. No filme, temos o mesmo ponto de vista, mas o campo-contracampo deixa um dos amantes sempre no extracampo. A câmera filma a angústia dos dois amantes no mesmo quadro, nivelando seus sofrimentos, e deixando de lado o fato acidental de que Tisbe é um homem travestido de mulher (o sentido cômico). A metalinguagem surge o tempo todo, mas de forma intrínseca à estética fílmica, integrada ao próprio projeto do filme, como no começo, em que o ator erra (de propósito) seguidas vezes o texto, e no final abrupto em que num sugestivo plano geral, encerra-se a peça com um “não” da platéia que nunca chegamos a ver, sugerindo um outro tipo de extracampo que o filme se nega terminantemente de mostrar.

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