Em caso de perigo etc etc etc

Em caso de perigo e grande risco, o meio-termo leva à morte
Alexander Kluge e ?, Alemanha, 1974
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Tinha até me esquecido que eu tinha visto esse filme do Kluge no MAM dom 18hs. É o terceiro longa que vejo do Kluge, e acho que dessa vez eu desisti de vez. Não é que não seja bom, eu até acho bem bom, mas já entendi qual é o lance do alemão, e não é a minha onda, e alem disso, o Kluge pode se orgulhar de ter feito os filmes mais chatos da história do cinema (não é exagero). Mas como eu não quero que os meus milhões de leitores pensem que sou um crítico do O GLOBO, vamos ao filme.

O Kluge tem um estilo multifacetado que contraponta doc e ficção para tentar compor um painel político da Alemanha, dentro da renova~ção estética do chamado novo cinema alemão, tentando promover um acerto de contas com a história da Alemanha, e a repercussão do nazismo no cotidiano das pessoas. é portanto cinema ambicioso e absolutamente rigoroso. É entre esse naco da História da nação e das pessoas que o cinema de Kluge trilha uma fronteira ambígua que vai questionar o que é realidade/representação e esp o papel da montagem no cinema . Essa é o grande legado de linguagem dos seus filmes, pq vai deixar um caminho em aberto para que o espectador possa fazer as síntesees dos argumentos dados pelo filme. O conflito nação-indivíduo; passado-presente; narrativa-discurso é (são) problematizado em Kluge como uma questão de linguagem, como epistemologia. Cinema materialista, de alto nível intelectual, mas totalmente sem ritmo, sem jeito, sem poesia, sem espírito. Eu tô fora, embora bate palmas pro Kluge, pq ele tem realmente uma linguegem própria/particular, e seus filmes são de gente que sabe o que pensa e o que quer, abrindo novos caminhos de investigação no cinema.

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